Último Recado
COLUNISTAS » HIDER ALBUQUERQUE

Breve História do Início das Terras Russas

Postado em 26/01/2012
PUBLICIDADE

O embrião da atual cidade de Russas encontra-se na instalação do Forte Real de São Francisco Xavier no ano de 1696. Mesmo período em que se estabelece o Sítio Igreja das Russas para comandar a implantação dos aldeamentos de Nossa Senhora da Madre de Deus (Itaiçaba) e a de Nossa Senhora das Montanhas (Morada Nova). A economia colonial floresceu dos currais de gado. Entre os criadores, encontramos Teodósio Gracismão de Abreu, que recebeu sua Sesmaria em janeiro de 1681 e foi o doador de meia légua de terra em quadra para patrimônio da Igreja, erguendo-se então a Paróquia de Nossa Senhora do Rosário das Russas no ano de 1707. 

 

No ano de 1712 o Vigário de Russas, que já detinha o poder espiritual, passou a acumular o poder temporal, quando recebeu o Termo de Curato das Russas. Em 1735, o Bispado de Pernambuco, ao perceber a crescente riqueza das fazendas de criar, resolveu dar a administração da paróquia aos Jesuítas, que eram fiscalizados de perto pelos Visitadores do Recife, sempre preocupados com os tributos encima das mercadorias jaguaribanas. Neste mesmo ano foi construída uma nova igreja, em substituição a antiga igrejinha, com porte de Matriz, a mesma que se encontra hoje no centro histórico de Russas, a Matriz de Nossa Senhora do Rosário. 

 

O município de Russas tornou-se Vila em 06 de agosto de 1801. No entanto, teve a oportunidade de ser elevada a Vila por duas vezes durante o século XVIII, a primeira em 1766, por Carta Régia enviada a Capital da Província em Pernambuco onde mandava que se criasse nova Vila na Ribeira do Jaguaribe (Russas). O então Vigário Manoel da Fonseca Jaime omitiu a ordem aos moradores de Russas, não falou em três missas consecutivas, como era de costume. O motivo que levou o padre Fonseca a esconder essa determinação, se deve ao fato de que uma vez elevada a Vila, o Pároco que era Vigário e Cura das Russas, perderia metade de seu poder político, já que ficaria apenas com o poder espiritual. 

 

A segunda oportunidade surgiu através dos diversos pedidos da sociedade russana, que há muito tempo reivindicava as prerrogativas de Vila. Tiveram seus pedidos atendidos em 1799, quando Recife decretou a criação da Vila Nova de Santo Antônio do Ouvidor das Russas. Mas, a documentação foi considerada inválida, já que neste mesmo ano a Capitania do Ceará se desvinculava de Pernambuco tornando-se Província.

HIDER ALBUQUERQUE

HIDER ALBUQUERQUE

Professor especialista em ensino de História; Historiador Pesquisador; Escritor; Vice presidente da Academia Russana de Cultura e Arte (ARCA); Compositor e ligado ao movimento Cultural de Russas; Fez parte do Grupo Teatral Arco-Iris; Um dos fundadores da OFICARTE Teatro e Cia; Blogueiro.
Comentários

© 2002 - 2017 RussasNET.com.br

Russas na Internet - Todos os Direitos Reservados

• Coberturas particulares, anunciar no site
• Locação de projetor e telão, animações e vídeos
• Sistemas, websites, marketing digital

curta nossa fan page

siga-nos no twitter

recomende ao google