Último Recado
COLUNISTAS » WEBSTON MOURA

O retorno do carnaval popular de verdade

Postado em 02/02/2012
PUBLICIDADE

Não sou o que se possa chamar de um folião. Afirmo já de início que aqui falo com a voz geral do brasileiro e do nordestino que sou, com o sentimento de quem, inevitavelmente, respira o principal da cultura formadora do nosso povo. Alguns aspectos, claro, mais que outros. E hoje vou falar sabe de quê? De carnaval! É isso mesmo.

 

Eu não morava em Russas quando havia escolas de samba nesta terra, mas pude ouvir relatos de pessoas que viveram esse período. Vi em seus olhos e na entonação de suas vozes a emoção, a saudade, o gosto de velhos amigos passeando na lembrança. Emocionei-me junto delas, inevitavelmente. Em tempo posterior, pude ver em vídeo um pouco dos desfiles desse passado memorável que marcou, no mínimo, umas duas gerações (seria mais?).

 

Hoje, há as micaretas Brasil afora, e Russas, apesar de ter perdido o ano de 2011, pode ainda ter esse evento. Particularmente, não o aprecio até porque é um tipo de carnaval que trai a idéia primordial, ou seja: não é espontâneo; é muito comercial; é elitista e é mais negócio que arte. Sem falar na maioria das músicas, tendo por base o pior do Axé Music. Mas respeito que gosta e participa.

 

O carnaval popular de verdade é algo que podemos recuperar. Nisso, tive uma idéia que nem é micareta, nem é escola de samba. A primeira opção, pelos motivos citados; a segunda, pelo alto custo, afinal escola de samba reúne muita gente, dá um trabalho danado e requer muita grana e uma estrutura especial.

 

A minha idéia de uma renovação do carnaval russano é: que tal desfile de blocos menores, mais informais, formados, por exemplo, a partir de grupos de amigos, de bairro, enfim, de pessoas que simplesmente querem se divertir? Não é esse o legítimo espírito do carnaval? Não foi assim que surgiu?

 

Junte trinta, quarenta, cinqüenta pessoas com uma batucada (uma “charanga”, uma fanfarra), crie uma uniformização artesanal e barata, pois o mais é criatividade, ensaio, encontro, harmonia de idéias. Cada bloco terá um nome próprio, algo que lembre a alegria do evento, algo da cidade, do passado ou do presente. E mesmo que a Prefeitura de Russas organize um desfile de vários desses pequenos blocos, a idéia não é competir e ganhar prêmios, mas a pura diversão, a espontaneidade.

 

Regra: não vale carro de som ou similares! Paredão de som é altamente peturbador e nada criativo. O negócio é uma fanfarra própria que pode até criar suas próprias marchinhas e investir em outras modalidades musicais tradicionais do carnaval, inclusive observando, por exemplo, o carnaval mais popular do Brasil: o de Pernambuco.

 

Junto dessa idéia, pode-se promover concursos de marchinhas de carnaval, de sambas, frevos, enfim, a lista é longa. E tudo isso, se feito com despojamento e sem maiores vaidades, haverá de resgatar nesta terra o espírito dos antigos carnavais, tipos de música mais interessantes e por aí vai. E certamente haverá de encantar os que jamais imaginaram esse tipo de carnaval verdadeiro.

 

Escola de samba custa caro e micareta é carnaval pra inglês ver. Russas pode ter de volta um carnaval de rua cheio de vida, criativo, alegre, bem estruturado e livre de muitos condicionamentos que hoje amarram as manifestações populares, muitas vezes desvirtuando tais expressões.

 

A quem possa interessar, digo que a questão é juntar pessoas, pesquisar sobre o assunto, investir sem esperar por patrocínios do poder público, pois este muitas vezes ou não quer investir, ou não sabe.

 

O verdadeiro carnaval é livre, popular e espontâneo. Vários pequenos blocos funcionariam melhor que grandes e complicadas estruturas.

 

Vamos pensar sobre o assunto?

WEBSTON MOURA

WEBSTON MOURA

Webston Moura é um livre-pensador com os pés na democracia e os olhos no cotidiano.Poeta e idealista, expõe seus pensamentos nos blogs O Araibu e Arcanos Grávidos.
Comentários

© 2002 - 2017 RussasNET.com.br

Russas na Internet - Todos os Direitos Reservados

• Coberturas particulares, anunciar no site
• Locação de projetor e telão, animações e vídeos
• Sistemas, websites, marketing digital

curta nossa fan page

siga-nos no twitter

recomende ao google