Último Recado
COLUNISTAS » THIAGO FELIX

O "ABC do Poeta Jaguaribano"

Postado em 06/02/2012
PUBLICIDADE

As obras completas "ABC do Poeta Jaguaribano" do autor Henrique José da Silva (1913-2008), ganhador do Prêmio Alberto Porfírio de Literatura de Cordel (Edição 2010) da SECULT, chega para apreciação do público num encarte que integra 16 cordéis no seu formato tradicional. Com capa do ilustrador Carlus Campos, organização e apreciações do psicólogo e pesquisador Thiago Sousa Felix (também admirador e amigo do autor) e edição da Expressão Gráfica, a obra será lançada no SESC Fortaleza após uma série de lançamentos em cidades de destaque do estado como Quixadá, Russas e Aracati.

 

A produção literária de seu Henrique aborda temas conexos da vida sertaneja: família, seca, religiosidade, sindicalismo, casamento, vida do vaqueiro, política nacional, democracia, trabalho no campo, doença, morte, fé, comunidade, história social, natureza, eventos sociais.

 

Com toda essa riqueza de conteúdo a obra transpassa uma tênue linha entre o regional e o universal chamando atenção da universidade e de pesquisadores da antropologia, linguistica, história, artes, educação, ciências políticas, filosofia e quantos outros se interessem pela cultura jaguaribana, cearense e brasileira.

 

O autor foi a grande revelação do cordelismo no começo de nossa década, apesar de escrever desde 1937. O uso que faz da linguagem do cordel, lhe garantiu o maior desafio para um artista e um escritor: a originalidade.

 

Por esses e outros méritos, além de ser premiado pelo Governo do Estado, o conjunto da obra de seu Henrique foi abordado no livro “Filosofia em Onze atos” (Caminhar, 2011). Também figurou numa apresentação do VII Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UFC. Foi o tema de entrevista na FM Assembleia com excelente apresentação da jornalista Lilian Martins no programa Autores e Ideias.

 

O trabalho contempla 70 anos de produção literária lúcida e coerente sobre a realidade sertaneja e nordestina. Entra no circuito da cultura e literatura popular, em especial, como um clássico por sua veemência e conteúdo.

 

A coleção de cordéis intitulada ABC do Poeta Jaguaribano não deve faltar na estante de nenhum pesquisador, colecionador ou amante dos temas do Nordeste.

 

Segue as indicações para os interessados em adquirir essa obra única:

 

Em Russas pode ser adquirida diretamente com os herdeiros do poeta jaguaribano, João Rebouças e dona Cícera.

 

Em Fortaleza pode ser encontrada na Livraria Arte e Ciência (na Treze de Maio), Livraria Acadêmica (Na Costa Barros), Livraria do Marquinhos (FACED-UFC), Banca da Gentilândia, dentre outros.

 

Em breve espera-se disponibilizar a obra em todo o Brasil numa grande livraria de porte nacional. É a cultura russana e jaguaribana chegando ao mundo.

 

Ah, o lançamento no SESC Centro será dia 14 de fevereiro, às 19:00 h.

THIAGO FELIX

THIAGO FELIX

Psicólogo, psicoterapeuta. Servidor público.
Comentários

© 2002 - 2017 RussasNET.com.br

Russas na Internet - Todos os Direitos Reservados

• Coberturas particulares, anunciar no site
• Locação de projetor e telão, animações e vídeos
• Sistemas, websites, marketing digital

curta nossa fan page

siga-nos no twitter

recomende ao google