Último Recado
COLUNISTAS » WEBSTON MOURA

A língua alheia segreda um mundo diferente do meu

Postado em 13/02/2012
PUBLICIDADE

Hoje, com mais facilidade, a juventude acessa idiomas estrangeiros, dominando escrita e fala, o que potencializa a cultura de tais jovens, tanto em sentido pessoal quanto profissional. Isso se deve a um maior investimento em tais aprendizados, especialmente através de cursos oferecidos pela iniciativa privada. Nisso, na iniciativa privada, dá-se um filtro onde pessoas menos providas financeiramente não conseguem pagar.

 

Mas, em Russas, existe (ou existia, não sei ao certo) o Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (CLEM), que tem um blog (vide ao final) onde pouco se informa sobre as atividades, estando o mesmo desatualizado. Todavia, pelo que entendi, trata-se de uma iniciativa da Prefeitura de Russas que se distribui por algumas escolas, o que me leva a crer serem as aulas gratuitas. Corrijam-me se eu estiver equivocado.

 

Se esse centro ainda está na ativa, é um bom investimento, algo que deve ser ampliado em quantidade, estrutura e qualidade. No blog (acessei-o por esses dias), não consta mais que o ensino da língua inglesa, mas isso pode ser alterado, ampliado, incluindo-se, por exemplo, espanhol, visto sermos um país que fala português, mas é cercado de países que falam espanhol.

 

Aos poucos, entrariam outros idiomas, até que nesse centro se estabelecesse um número suficiente de oportunidades, e em diferentes níveis, para que nossos conviventes dispusessem de um ótimo trabalho e tudo economicamente acessível.

 

O CLEM seria, assim, uma matriz de outros centros espalhados pelo município, todos aliados às escolas e difundindo o ensino de outros idiomas para pessoas do povo, gente carente e interessada no assunto.

 

Dou ênfase no espanhol porque é um idioma fundamental à integração dos povos da América Latina. A língua acessa a cultura e na cultura está a alma do povo. Num mundo globalizado, sabermos conversar com o vizinho de língua distinta da nossa é algo essencial. E havendo internet para tais contatos, temos o investimento complementar nesse processo.

 

 

A título de incentivo, disponibilizo dois sites para os aprendizes exercitarem suas lições:

 

- Em inglês, o site da New York Public Lybrary: http://www.nypl.org

 

- Em espanhol, o site da Agulha Hispânica – Revista de Cultura: http://www.jornaldepoesia.jor.br/BHAHportal.htm

 

E o link do CLEM é este: http://clemrussas.blogspot.com/

 

 

Aos membros do projeto desejo boa sorte! Atualizem o blog, por favor! Publiquem os detalhes desse trabalho. Se, por acaso, esse projeto não existir mais, vamos começar uma campanha para que ele seja imediamente retomado.

 

Sejamos otimistas!

WEBSTON MOURA

WEBSTON MOURA

Webston Moura é um livre-pensador com os pés na democracia e os olhos no cotidiano.Poeta e idealista, expõe seus pensamentos nos blogs O Araibu e Arcanos Grávidos.
Comentários

© 2002 - 2017 RussasNET.com.br

Russas na Internet - Todos os Direitos Reservados

• Coberturas particulares, anunciar no site
• Locação de projetor e telão, animações e vídeos
• Sistemas, websites, marketing digital

curta nossa fan page

siga-nos no twitter

recomende ao google