Último Recado
COLUNISTAS » WEBSTON MOURA

Meio ambiente, ecologia, qualidade de vida: temas aos quais nossas prefeituras estarão mais ligadas

Postado em 10/03/2012
PUBLICIDADE

Nossos municípios, por força de uma conjuntura ― consciência ― mundial, terão suas secretarias na área de meio ambiente. Forçosamente, isso será feito. A meu ver isso representa uma tendência, assim como a “profissionalização” dos cargos de vereador e prefeito, ou seja, vamos sair dessa de “Meu amigão, o prefeito! Meu amigão, o vereador” e passar a um estágio onde os pré-requisitos técnicos e administrativos serão mais levados em conta. Ou os representantes bem representam, ou serão descartados pelo eleitorado. Além de competências técnico-administrativas, terão de apresentar sensível visão social.

 

Mas, voltando à primeira questão, observo que os temas “Meio Ambiente”, “Ecologia”, “Saúde & Qualidade de Vida”, “Sustentabilidade” e afins tomam corpo e se expandem nas conversas entre as pessoas. Em parte, há opiniões afoitas; noutras vezes, lúcidas. Seja como for, uma necessidade surge cada vez mais premente e nossos municípios terão de abarcá-la com vontade.

 

Em Russas, ainda não há tal secretaria (que eu saiba não há). O assunto “meio ambiente” está, pois, na pasta da agricultura, onde coube melhor estar até o momento. E uma pasta própria há de ser criada, penso eu. Se há de ser só para dar emprego (um cargo) a um incompetente, não sei, espero que não. O nosso objetivo enquanto povo deve ser o de fazer valer a existência de cada secretaria da prefeitura, havendo as mesmas de serem úteis e realmente públicas e não simplesmente o pequeno reino de uma pessoa ávida pelo poder e pelos recursos gerados pelo povo trabalhador.

 

No mundo inteiro, fala-se em “economia verde”. Retirada a parte embusteira do capitalismo pilantra criador de moda, resta a realidade própria de basearmos a produção e o consumo na realidade maior da natureza e de seus íntimos e próprios processos. Nossa inteligência só será inteligente se considerada a partir da inteligência maior, da natureza total. Um realinhamento com posturas não antropocêntricas nos convida urgentemente. Esse convite nos fala sobre nossa própria sobrevivência.

 

Criar na nossa prefeitura a referida secretaria é o passo fundamental que o poder público dará no rumo desse novo tempo. E só os políticos renovados enxergam e enxergarão isso. Mas o povo saberá filtrar, escolher com acerto e, com o tempo, parte desses senhores do tempo da pedra lascada estará aposentada, tomando seu leitinho com biscoito de maizena no aconchego de seus lares.

 

Fora da esfera administrativa, do governo mesmo, nós todos representamos essa grande e infinita rede de discussões e de aprendizado mútuo sobre o futuro comum que temos. Se haveremos de renovar já os nossos comportamentos, isso veremos; se não, preparemos, pois, nosso lugar ao lado do atrasado estilo de vida (visão de mundo) dos políticos e empresários que tanto criticamos. Embora com menos poder destrutivo em relação a quem tem dinheiro, nós não deixamos de participar da destruição do planeta, seja por omissão ou por ação direta. Por um mês, repare na quantidade de comida que você consome e na quantidade de lixo que gera.

 

Mas tenhamos fé, um pouco mais de fé em nós mesmos! Estabeleçamos, pois, diálogos mais sinceros sobre essas temáticas; estudemos melhor, pesquisemos mais e façamos desses olhares uma parte inseparável das nossas rotinas. A renovação de uma sociedade nasce mais é do povo mesmo e não de decretos. Contudo, as políticas para o adequado desenvolvimento do povo passam pelo poder público, pelas decisões de governo. E se é público, precisa mostrar-se como tal, ou seja, não basta ser poder de governo ― é preciso encontrar a realidade própria do povo e sanar os problemas, gerar oportunidades!

 

Reafirmo minha crença na idéia de que teremos uma Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A título de incentivo a você que leu até aqui, dou quatro dicas: "Educação para uma sociedade em transição"; "Ecologia, mundialização, espiritualidade"; "Cuidar da Terra, proteger a vida: como evitar o fim do mundo"; "Os Sete Saberes necessários à educação do futuro".

 

Leituras muito interessantes sobre o ser humano, suas visões, erros e esperanças; provocações essenciais ao nosso comodismo e à nossa arrogância diante de nós mesmos e de tudo.

 

Tenhamos bom  proveito!

WEBSTON MOURA

WEBSTON MOURA

Webston Moura é um livre-pensador com os pés na democracia e os olhos no cotidiano.Poeta e idealista, expõe seus pensamentos nos blogs O Araibu e Arcanos Grávidos.
Comentários

© 2002 - 2017 RussasNET.com.br

Russas na Internet - Todos os Direitos Reservados

• Coberturas particulares, anunciar no site
• Locação de projetor e telão, animações e vídeos
• Sistemas, websites, marketing digital

curta nossa fan page

siga-nos no twitter

recomende ao google