Último Recado
COLUNISTAS » WEBSTON MOURA

Os mais antigos povos deste lugar chamado Brasil

Postado em 23/03/2012
PUBLICIDADE

Quanto vale um índio? Parece que pouco ou nada, se bem observarmos o que hoje se tem feito contra as tribos indígenas do Brasil. E sobre a questão, por mais que haja mobilização, ainda é pouca: índio e desgraça de índio não dão ibope. Infelizmente! Quem se importa? Eu me importo!

 

Mas é preciso que mais pessoas se importem e botem a boca no mundo, para que haja uma força mais interessante em defesa dos mais legítimos habitantes desta terra, que veio a chamar-se Brasil depois da chegada dos portugueses em 1500.

 

Os povos indígenas do Brasil acabam de sofrer mais um golpe: a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (21/03), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215/2000, que visa, simples e terrivelmente, transferir do Executivo Federal para o Congresso Nacional o poder de homologar e demarcar terras indígenas, quilombolas e áreas de proteção ambiental. A bancada ruralista, junto da bancada evangélica (um atraso abraçado a outro), conseguiu aprovar por maioria de 38 contra dois votos a tal PEC 215.

 

Não vejo outra intenção nisso que a grilagem legalizada das terras indígenas, ou seja, os deputados que defendem tal coisa são os representantes do agronegócio que avança sobre aldeias indígenas. De avanço em avanço não haverá no decorrer das próximas décadas o lugar próprio de tribos e tribos, que hoje sucumbem diante da violência dos senhores do dinheiro. Povos antiqüíssimos, donos de uma cultura (um forma de viver) simples, direta e sustentável desaparecerão.

 

A título de conhecimento, clique aqui e veja quantos povos indígenas temos no Brasil. Não podemos simplesmente dar de ombros diante do que vem acontecendo. Precisamos pressionar os deputados federais. Precisamos mobilizar o máximo da sociedade brasileira, até porque há ainda a luta dos ruralistas pela aprovação do Novo Código Florestal. Em relação a isso, podemos participar, clicando aqui. Mobilize-se e dê a sua opinião!

 

Por fim, como forma de incentivo, indico o livro A Terra dos Mil Povos – História Indígena do Brasil Contada Por um Índio, que você encontra aqui. Boa leitura!

WEBSTON MOURA

WEBSTON MOURA

Webston Moura é um livre-pensador com os pés na democracia e os olhos no cotidiano.Poeta e idealista, expõe seus pensamentos nos blogs O Araibu e Arcanos Grávidos.
Comentários

© 2002 - 2017 RussasNET.com.br

Russas na Internet - Todos os Direitos Reservados

• Coberturas particulares, anunciar no site
• Locação de projetor e telão, animações e vídeos
• Sistemas, websites, marketing digital

curta nossa fan page

siga-nos no twitter

recomende ao google