Último Recado
COLUNISTAS » THIAGO FELIX

A construção coletiva de um Campus Federal

Postado em 26/01/2012
PUBLICIDADE

Em 16 agosto de 2011 iniciou-se uma nova fase do ensino no país. O governo federal, por meio de sua representante maior, a presidente Dilma Rousseff, anunciou ao país a criação do Campus da Universidade Federal do Ceará no Vale do Jaguaribe no município de Russas. 

 

Coube ao Ministro da Educação Fernando Haddad apresentar o projeto de expansão que envolve todas as regiões do país.

 

A conquista federal chega também como um regalo durante as festividades de 210 anos de Russas. Ocorreu exatamente 10 dias após o aniversário político do município. 

 

Fazem parte desse momento histórico os municípios cearenses de Juazeiro do Norte que vai sediar uma nova universidade federal na região do Cariri (dentre outras cidades) e Crateús com um Campus Avançado no Sertão dos Inhamuns. 

 

A 3ª Etapa de Expansão da “Educação Superior e Tecnológica e Profissional” vem contribuir no combate à pobreza e à miséria que é sabido ser a principal meta do governo da presidente Dilma. 

 

Não obstante, ao agregar vários elementos de grande potencial e valor (juventude, educação, sertão) a expansão do ensino superior configura-se como a melhor resposta à crise, juntamente com outros investimentos necessários no sistema produtivo, na assistência e desenvolvimento social e na saúde pública brasileira. 

 

Aliás, aplicar recursos na educação superior (institua-se os 10% do PIB para educação já!), é uma forma de investir direta e indiretamente em todos esses campos de extrema urgência. 

 

O debate sobre a expansão do ensino superior no Brasil, contudo, deve ser tomado com cautela e responsabilidade a fim de que o processo ocorra com seriedade e oportunize o aproveitamento máximo para os agentes envolvidos. 

 

Desse modo a sociedade representada pela juventude, os trabalhadores e os especialistas deverão participar das discussões sobre a formação dos cursos que depois formarão aqueles primeiros. A instalação deverá primar pela qualidade, pertinência e continuidade da estratégia, tudo com visão de longo prazo. 

 

Por isso o assunto será tema de estudo no trabalho monográfico de especialização em Docência do Ensino Superior do CETREDE/UFC sobre orientação da professora da FACED Ms. Gláucia Ferreira com previsão de ser concluída ainda nesse ano. 

 

Veja mais informações sobre o movimento do campus avançado no blog: http://transverosentido.blogspot.com

THIAGO FELIX

THIAGO FELIX

Psicólogo, psicoterapeuta. Servidor público.
Comentários

© 2002 - 2017 RussasNET.com.br

Russas na Internet - Todos os Direitos Reservados

• Coberturas particulares, anunciar no site
• Locação de projetor e telão, animações e vídeos
• Sistemas, websites, marketing digital

curta nossa fan page

siga-nos no twitter

recomende ao google